Páginas

domingo, 14 de agosto de 2016

Cabelo Humano

Aprenda a usá-lo como adubo orgânico e repelente de lesmas

O cabelo humano é considerado como um material de descarte, lixo mesmo. Porém, ele tem várias utilidades que, muitas vezes, desconhecemos.

Uma destas utilizações desconhecidas, ou melhor, esquecidas - pois minha avó já usava o cabelo desta maneira - é usar o cabelo como adubo.
Cabelo é um excelente adubo orgânico para nossa horta

Esta possibilidade de usá-lo como adubo, se deve a sua alta concentração de nutriente, uma vez que ele é, predominantemente, composto de proteínas, que são fontes de nitrogênio. Comparando o cabelo com outras fontes de nitrogênio, ele tem 30 vezes mais nitrogênio que esterco de gado, 10 vezes mais que o composto e 7 vezes mais que esterco de galinha. Seu teor de nitrogênio é comparado a farinha de sangue.

Além disso, o cabelo humano também contém enxofre, carbono e 20 outros elementos químicos essenciais para o bom desenvolvimento das plantas.

Por ser rico em proteínas, o cabelo demora muito tempo para se decompor completamente, em média 1 a 2 anos, caracterizando-o como um adubo de liberação lenta, sendo indicado, principalmente, em cultivos de perenes. Mas, nem por isso, devemos deixar de usá-lo nos nossos cultivos anuais. Experiências recentes, feitas na Índia, em produções hortícolas, mostraram que somente uma aplicação direta do cabelo humano no solo, fornece nutrientes necessários para as plantas durante 3 safras ou mais.

Já quando misturado a fontes ricas em carbono, na pilha de compostagem, o cabelo se decompõem rapidamente, em média 2 a 3 meses. Já no minhocário, ele se decompõem em até 2 meses.

Alem do mais, podemos encontrar cabelo humano com muita facilidade. Podemos combinar com barbeiros ou cabeleireiros, para recolher regularmente os cabelos que eles cortam. Mas ATENÇÃO: Não usar cabelos com tratamento químicos e coloridos artificialmente.

1 - Como usar o cabelo como adubo

- Como cobertura morta e repelente de lesmas: ladeando as plantas no canteiro, além de liberar os nutrientes no solo lentamente, preserva a umidade no solo e evita o acesso de lesmas e caramujos aos nossos cultivos;

- Na composteira e no minhocário: bem espalhado em camadas, não deixando formar bolos de cabelo. Entra na fórmula de preparo do composto como fonte de nitrogênio com taxa de C/N = 10:1.

Mais dicas e informações no vídeo:


2 - Dicas:

- Tudo que foi dito sobre o cabelo humano, também vale para pelos de animais;
- Para acelerar mais ainda a decomposição do cabelo, em composteira, usar cabelos mais curtos, ou cortar as madeixas, de modo que não fiquem muito longas.


3- Fonte:

- Human hair as fertilizer, P. Subbiah, Communicator: Sathavu, M. Nam Vazhi Velanmai (Tamil Version of Honeybee), 1998.
- Fertilizer from hair, M. M. Rahman, ChE Thoughts, vol. 1, no. 1, pp. 20–21, 2010