Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Bokashi + CAC = BOCAC

É hora de fazer bokashi caseiro aqui no microfúndio.

Dei uma ajustada na fórmula do Mungo-Verde: retirei a casca de arroz e coloquei CAC, que é naturalmente um ótimo abrigo para os microorganismos. Com isso, tenho os benefícios do bokashi caseiro e os do CAC juntos. Resolvi então batizar essa mistura, carinhosamente, de BOCAC.

66% de farelo (arroz ou trigo ou quirela de milho, etc...) + 33% de CAC + EM ativado = BOCAC
Depois de seco, o BOCAC embaladinho e pronto para ser armazenado por até 3 meses.

Notei que o BOCAC controla melhor os odores da compostagem, além de diminuir o tempo de compostagem, de um modo geral, em até 3 semanas.

No teste que fiz, misturei 5 litros de BOCAC com 50 litros de composto que estava na 4ª semana de compostagem. Depois de alguns dias, a pilha de composto foi tomada por hifas filamentosas brancas em vários pontos, sinal de que o BOCAC já estava fazendo efeito no composto. Prossegui então com os tratos normais da compostagem e, após mais 5 semana, o composto estava pronto.

Testei também no minhocário: coloquei 2 litros de restos da cozinha, sobre estes 3 colheres de sopa de BOCAC e um pouco de serragem. Depois de uma semana a matéria orgânica estava forrada de hifas brancas, parecidas com plumas de paineira.

A matéria orgânica no minhocário coberta por hifas brancas, devido ao uso do BOCAC

Também aproveito o BOCAC para usar na horta: incorporar levemente 10 colheres de sopa para cada metro quadrado de canteiro de 3 em 3 meses; e na sementeira: no preparo do substrato utilizar 2-4 xícaras para cada 5 litros de substrato.

Outra opção é usar o BOCAC como inoculante para fermentar os restos de cozinha. Mais informações no post BioBalde - Balde Ecológico do blog mungoverde.blogspot.com.

7 comentários:

Nice disse...

ADOREI O SEU BLOG E TB O MUNGO VERDE.
QUERO FAZER O BOKAC MAS
NÃO SEI O Q É CAC.POR FAVOR, ME ESCLARECA.ABRA
CÀO.
NICE

Neco Torquato Villela disse...

Olá Nice,

CAC é casca de arroz carbonizada. Vc descobre como fazer nesse link: http://mungoverde.blogspot.com.br/2009/10/casca-de-arroz-carbonizada.html

Abraço e boa sorte!

Otoniel Freire disse...

Boa tarde Neco, estou acompanhando seu bloger, faz algum tempo,já fiz o aparelho para cac, utilizei, fantástico,agora estou fazendo Em,parece que vai dar certo, com sua ajuda estou me preparando para produzir tomates e hortaliças orgânicas. Obrigado por suas aulas via internet.

Otoniel Freire disse...

Boa Neco, fico agradecido por suas aulas via internet,copiei sua dicas no site mungo verde, e já fiz o carbonizador de arroz, utilizei com sucesso,agora estou fazendo o Em,e estou certificando minha chácara em orgânico,obrigado por suas aulas via internet.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Otoniel,

Fico feliz que as informações que coloquei aqui, lhe estão sendo úteis!

Qualquer dúvida, é só me perguntar.

Boa sorte e inté!

TiZiU disse...

como conseguir o EM-x??? existe uma fonte dessas leveduras mais comum e fácil de se achar? tipo de cervejas ?

Neco Torquato Villela disse...

Olá TiZiu,

Vc pode comprar o produto pronto no mercado livre, ele chama-se Embiotic. Ou então, vc pode adquirir o mesmo produto na sede da Igreja Messiânica, em qqr lugar do país.

Inté!

Postar um comentário