Páginas

sábado, 26 de novembro de 2016

Cultivo de Bardana em tubo de PVC

A Bardana (Arctium lappa) é uma planta multipropósito (medicina natural, macrobiótica, alimentação humana e animal, preparados para horta, repelente de insetos, etc...) de fácil cultivo. Recentemente ganhei algumas sementes, em um encontro de troca de sementes orgânicas, e resolvi cultivar.
Mudas de Bardana, prontas para transplante.
Pesquisei um pouco para conhecer melhor as formas de cultivo e, como meu propósito é colher as raízes e a terra do meu quintal é extremamente argilosa, resolvi cultivar minhas bardanas dentro de um tubo de PVC. Assim, preparo um substrato mais arenoso, que irá facilitar o crescimento e a remoção das raízes, quando estas estiverem no ponto de colheita.

O plantio da bardana pode ser feito em sementeira ou direto no campo, do início da primavera até início do outono. No cultivo em sementeira, basta colocar, de 2 a 3 sementes em um pote, manter a umidade e aguardar a germinação que ocorre, geralmente, de 7 a 10 dias. Deixar somente 1 planta por pote. Assim que a planta apresentar o 3 conjuntos de folhas, transplantar para o local definitivo, no meu caso, para o tubo (cano) de PVC.

Já para cultivo direto, basta semear de 2 a 3 de sementes por berço. Quando as sementes brotarem e atingirem 3 conjuntos de folhas, remover as mais fracas, deixando somente 1 planta por berço.

Mudas de Bardana já transplantadas nos tubos de PVC
Quando as folhas da bardana começarem a murchar (isso deve acontecer por volta de 90 a 120 dias após o transplante), é sinal que é hora de colher as raízes. Como o plantio foi feito dentro do tubo de PVC, basta remover o cano e retirar a raiz com facilidade.

Veja mais detalhes e dicas no vídeo: