Páginas

sábado, 26 de novembro de 2016

Cultivo de Bardana em tubo de PVC

A Bardana (Arctium lappa) é uma planta multipropósito (medicina natural, macrobiótica, alimentação humana e animal, preparados para horta, repelente de insetos, etc...) de fácil cultivo. Recentemente ganhei algumas sementes, em um encontro de troca de sementes orgânicas, e resolvi cultivar.
Mudas de Bardana, prontas para transplante.
Pesquisei um pouco para conhecer melhor as formas de cultivo e, como meu propósito é colher as raízes e a terra do meu quintal é extremamente argilosa, resolvi cultivar minhas bardanas dentro de um tubo de PVC. Assim, preparo um substrato mais arenoso, que irá facilitar o crescimento e a remoção das raízes, quando estas estiverem no ponto de colheita.

O plantio da bardana pode ser feito em sementeira ou direto no campo, do início da primavera até início do outono. No cultivo em sementeira, basta colocar, de 2 a 3 sementes em um pote, manter a umidade e aguardar a germinação que ocorre, geralmente, de 7 a 10 dias. Deixar somente 1 planta por pote. Assim que a planta apresentar o 3 conjuntos de folhas, transplantar para o local definitivo, no meu caso, para o tubo (cano) de PVC.

Já para cultivo direto, basta semear de 2 a 3 de sementes por berço. Quando as sementes brotarem e atingirem 3 conjuntos de folhas, remover as mais fracas, deixando somente 1 planta por berço.

Mudas de Bardana já transplantadas nos tubos de PVC
Quando as folhas da bardana começarem a murchar (isso deve acontecer por volta de 90 a 120 dias após o transplante), é sinal que é hora de colher as raízes. Como o plantio foi feito dentro do tubo de PVC, basta remover o cano e retirar a raiz com facilidade.

Veja mais detalhes e dicas no vídeo:


11 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, e ainda por cima é de Santa Rita do Sapucaí! Terra boa em todos os sentidos. Bom demais! Parabéns!

Neco Torquato Villela disse...

Olá Marco Antonio,

Aqui é terra também de gente boa!!! Obrigado pela visita e um grande abraço!

Unknown disse...

Gostaria de saber onde encontrar as sementes, eu não tinha as sementes então plantei a cabeça da raiz e ela brotou, mas ainda não colhi as folhas estão enormes e muito verdes, será que é por causa do pouco sol? Sou daqui de São Sebastião da Bela Vista. Muito boa sua dica!!!

Neco Torquato Villela disse...

Olá,

Vc pode continuar a cuidar do brotação que saiu da cabeça da raiz, brevemente ela irá dar muitas flores e gerar milhares de sementes. As folhas são mesmo grande e a cor varia dependendo da variedade da bardana.

Somos vizinhos então! Tenho algumas sementes que guardei para um encontro de troca de sementes, em Sapucaí Mirim. Mas acabei não indo. Se quiser, pode vir pegar aqui em Sta Rita.

Boa sorte e ate!

Unknown disse...

Obrigado pela informação. Aguardarei a floração e assim que tiver as sementes vou colhe-las. Caso necessite de suas sementes entro em contato. Somos vizinhos sim!
Por hora agradeço. Abraço

E.E.E.F. Dagmar Mendonça disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tem vídeo do resultado desse tipo de cultivo?

Neco Torquato Villela disse...

Olá Igor, não tenho. Mas pode fazer, inclusive com canos mais finos, de dá certo! Até

Janete fonseca disse...

São Sebastião mg?

Edmea disse...

olá Igor, compramos umas sementes de bardana na internet, e esta bem diferente.
eu já tive bardana um tempo atrás e esta diferente. você vende sementes?

Murassaki disse...

Bom dia! Já tinha visto cultivar em sacos. Mas adorei essa dica e vou experimentar.Alem de economizar terra, fica bonito. Sucesso pra vc e Deus abençoe!

Postar um comentário