Páginas

Sobre

Minifúndio Urbano fazia aluzão a "área agricultável" das minhas posses urbanas.

Foi o primeiro nome que imaginei para este blog onde tenho a intenção de mostrar como e o que produzo nas "minhas terras" e a implementação das técnicas de agricultura viva que ensino no meu outro blog, Mungo Verde.

No Brasil minifúndio é a designação de uma área agrícola menor que o módulo rural. O módulo rural é um termo usado no direito agrário brasileiro. A dimensão do módulo rural difere em cada estado da federação. Em Minas Gerais, minha terra querida, o módulo rural equivale a 20 hectares. Então, um minifúndio em Minas Gerais é uma área agricola de menos de 20 hectares.

Depois de entender o que era minifúndio fiz minhas contas: 20 hectares são 200000 metros quadrados. A "área agrícola" dentro das minhas posses urbanas tem apenas 0,2% da medida máxima para um minifúndio, ou seja 400 metros quadrados. Pensei então que classificar minhas terras como minifúndio seria muita pretensão, já que suas dimensões são demasiadamente diminutas.

Pesquisando mais um pouco, encontrei o termo microfúndio, usado em Portugal para designar áreas agricolas de menos de 1 hectare. Apesar de estar no Brasil e esse termo não ser usado aqui, resolvi pergar o termo emprestado dos nosso patrícios e mudar o nome do blog de Minifúndio Urbano para Mínifúndio Urbano Assim encaixo minhas terras dentro de um terno mais plausível.

“Mais vale um fato que cem teorias”