Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Como fazer: Anti-pulgas Caseiro Natural


Recentemente aportou no nosso microfúndio urbano, um ser canino, com 40 dias de vida, batizado de Valente, da raça Pinscher, trazendo também, na sua estrutura corporal externa, de 15 a 20 seres da espécie Xenopsylla cheopis, vulgo PULGA.
Valente: o pulguento, no dia em que chegou.
Já que temos outra Pinscher, de nome Lara, ficamos logo em alarde, com medo de que as pulgas se multiplicassem com rapidez e infestassem a Lara e toda casa.

Procurei logo uma receita de anti-pulgas caseiro natural, que não fosse agressivo para um filhote com menos de 2 meses de vida. Encontrei várias sugestões, quase todas com somente um ingrediente: ou vinagre, ou arruda, etc...

Resolvi juntar várias receitas em uma, para que o efeito fosse rápido, aproveitando o que tenho aqui em casa. Criei a receita abaixo e apliquei-a de imediato. Foi, praticamente, instantâneo o resultado: AS PULGAS SUMIRAM, deixando o pobre Valente livre de suas dentadas.

Material necessário:
- 1 borrifador

Ingredientes necessários para aplicar em um cão de porte pequeno:
- 3 ramos de arruda;
- 4 colheres de sopa de vinagre;
- 1 colher de sobremesa de óleo de neem;
- 150 ml de água.

Modo de preparar:
a – ferver a água;
b - desligar o fogo e colocar a arruda na água quente. Deixar em infusão por 15 minutos;
c – retire os ramos de arruda da infusão e aguardar a mesma esfriar;
d – colocar a infusão já fria, o óleo de neem e o vinagre no borrifador e misturar bem;

Modo de usar:
Borrifar o animal inteiro com a mistura preparada acima e deixa-lo secar ao sol. Borrifar também a casinha do animal, ou o local onde ele dorme e deixar secar ao sol.

Como o ciclo da pulga é de 15 a 20 dias, devemos borrifar o animal 1 vez por semana, durante 4 semanas, para garantir que não sobre nenhuma pulga. Após esse período, borrifar o animal 1 vez por mês.

Para um cão de porte médio, dobrar a receita. Já para um cão de porte grande, triplica-la.

No vídeo abaixo demonstro os passos acima, para fazer o anti-pulgas natural, e como usa-lo:


Licença Creative Commons
Como fazer: Anti-Pulgas Natural de Neco Torquato Villela está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

0 comentários:

Postar um comentário