Páginas

sábado, 26 de março de 2016

Chufa - Cultivo e Colheita

Infestante deliciosamente saborosa e de fácil cultivo.

Para adquirir sementes, acesse nossa loja: https://mungo-verde.lojaintegrada.com.br/ 

Chufa em crescimento.
Essa tiririca (Cyperus esculentus), conhecida popularmente como chufa (palavra em espanhol que significa amêndoa da terra), desenvolve um tubérculo subterrâneo, que é rico em proteínas, carboidratos e gorduras, de sabor divinamente agradável.
Considerada um superalimento, seu cultivo é muito simples, com uma ressalva importante: assim como as outras tiriricas, a chufa pode, com facilidade, se tornar uma infestante, pois a mesma cria uma intensa cadeia de raízes e pseudo-tubérculos subterrâneos, que são muito difíceis de eliminar, tornando a mesma uma "praga". Por isso, para evitar que a chufa torne-se um problema na nossa horta, recomendo o cultivo em vasos ou floreiras.

Como cultivar:
Para que os tubérculos da chufa se desenvolvam com facilidade,o substrato para o cultivo de ser de textura leve (terra fofa), mais para arenoso, mas capaz de reter umidade suficiente para o desenvolvimento das suas "batatinhas". Assim, após alguns teste, cheguei ao substrato abaixo:
- terra + composto de boa qualidade, em quantidades iguais;
- 2 vezes o volume da mistura acima, em areia.

Melhor época para o plantio é no final de agosto e começo de setembro, quando as noites ainda são amenas e os dias começam a ficar quentes.

Deixe as batatinhas de molho por 24 horas, em água, para facilitar o processo de brotação. Plante em seguida, de 5 a 10 cm de profundidade e aguarde os brotos surgirem.

Veja o vídeo para mais detalhes:


Quando a parte aérea (as folhas) da chufa estiverem secas, é hora de colher. Se você plantou as batatinhas no fim de agosto, a chufa deve secar em meados de março.

Tubérculos (batatinhas) colhidos.

Para colher, basta peneirar a terra dos vasos e separar as batatinhas. Depois, basta comê-las, fazer seu leite de chufa e aproveitar a farinha para misturar a massa de bolos ou pizza. Para conservá-la por mais tempo, seca-las ao sol.

12 comentários:

Unknown disse...

prazer sou gilson amaral moro em goias em itumbiara estou muito interessado em plantar a chufa gostei muito da sua postagem queria sabe se voce tem pra vender as batatinhas pra plantar . se tiver quanto custa e como faz pra voce me enviar desde ja grato .parabens pela materia muito interresante o assunto

Unknown disse...

prazer sou gilson amaral moro em goias em itumbiara estou muito interessado em plantar a chufa gostei muito da sua postagem queria sabe se voce tem pra vender as batatinhas pra plantar . se tiver quanto custa e como faz pra voce me enviar desde ja grato .parabens pela materia muito interresante o assunto

Neco Torquato Villela disse...

Olá Gilson,

Grato pela força!

Comprei as batatinhas no eBay. Ainda não tenho para vender, pois preciso reproduzi-las mais, antes de comercializar. Talvez no próximo ano.

Inté!

Unknown disse...

Olá, boa tarde.
VC tem sementes Para venda?
Se tiver, entre em contato comigo pelo email jaimeluiz2007@hotmail.com

Neco Torquato Villela disse...

Olá Jaime,

Infelizmente eu não tenho sementes para comercializar. Mas vc encontra sementes de chufa nas casas que vende produtos naturais na Av Mercúrio, em São Paulo.

Boa sorte!

Unknown disse...

Olá Neco,boa tarde,gostei muito de seu artigo sobre chufas,fui criada no Tocantins comendo essas delícias, porém as conheço por junça e infelizmente perdi as sementes e gostaria muito de poder consegui-las novamente.
Tem como vc me informar algum telefone ou amail pra que eu possa comprá-las?
Grata.

Neco Torquato Villela disse...

Olá Agenora,

Algumas pessoas me falaram a respeito do junça. Pesquisei e é realmente uma variedade de chufa (ou a chufa é uma variedade de junça rsrs).

Um amigo me disse que comprou sementes na zona cerealista de São Paulo, plantou e já está colhendo. A algum tempo atrás, vi um anuncio no mercado livre também, com o nome de tigernuts.

Boa sorte!

sspamapa disse...

ola chefe, achei seu link no mercadolivre. vc ainda nao respondeu sobre a dioica e as chufas.
gostaria de saber se vc ja tem os bulbos de chufa pra vender aqui não acho nada.
obrigado

Neco Torquato Villela disse...

Olá Sandreadson,

Venda, via mercadolivre, somente de urtiga. Chufa, comercializo, mas somente para retirar em mão, no Sul de Minas.

Grato e abraço!

celica disse...

ola ja comi muito essa delicia quando crianca,. sou maranhense conheço como junça. onde compro a semantinha;

Neco Torquato Villela disse...

Olá Celica,

Comprei as minhas no eBay, direto da Espanha. Algumas vezes encontro no MercadoLivre.

Até!

Unknown disse...

Oi bao noite eu gostaria muito de comprar por favor entre em contato comigo

Postar um comentário