Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2016

É tempo de colheita - Cúrcuma

Como colher e armazenar os rizomas de Cúrcuma

Cúrcuma (Curcuma longa), ou açafrão da terra, é uma planta anual, parente do gengibre, que cresce bem em qualquer parte do nosso país.

Flor de Cúrcuma.

Após o florescimento, em meados do outono, as folhas da cúrcuma começam a secar, sinal que a colheita dos rizomas pode começar.

Hastes da cúrcuma secas, indicando que é hora da colheita.

Se a terra for fofa, basta puxar as hastes que os "dedinhos" saem inteiros da terra. No meu caso, a terra e bem argilosa e, para remover os rizomas, após a remoção das hastes, umedeço a área com um regador e uso um enxadão.

Como a cúrcuma se conserva melhor dentro da terra, só colho o que costumo consumir. No fim da colheita, sempre deixo alguns "dedinhos" na terra, assim, no próximo ano, terei cúrcuma brotando e crescendo no mesmo lugar.

Depois de colhidos os rizomas, remover a "pele" deste sobre a água corrente, aproveitando para remover a terra também. Após colhidos e lavados, os rizomas não costumam durar muito tempo fora da geladeira. Duram de 1 a 2 semanas. Para uma melhor conservação, coloque-os em um saco plástico, dentro da geladeira. Assim eles duram até 2 meses. Porém, com o tempo vão perdendo a umidade e vão murchando, mas ainda podem ser usados.

Outra opção (a que uso), é cortar os rizomas em rodelas e congelar. Desse modo, vou retirando as rodelas, para usar em chás, arroz, moqueca, etc... de acordo com que preciso. Conservados assim, duram de 5 a 6 meses.

Preparo dos rizomas para congelamento.

Se quiser fazer o pó de cúrcuma, basta lavar, fatiar e colocar para secar. Depois de seco, pilar, ou passar por um moedor de grãos (café), ou ainda, passar por um liquidificador industrial.

Mais detalhes sobre colheita e conservação da cúrcuma no vídeo:

4 comentários:

Unknown disse...

Gostei das dicas p colheita. Gratidão!

neusa staut disse...

Obrigada pelas dicas.
É a primeira vez que vou colher e estava bem perdida!

Unknown disse...

Como você secar a curcuma? Por favor?

Neco Torquato Villela disse...

Olá, basta colocá-la no sol para secar. Uns 3 dias de sol forte já está de bom tamanho para armazená-la.

Boa sorte!

Postar um comentário